Mudar-se de casa ou de apartamento é um processo que envolve muitas etapas demoradas e desgastantes. O momento, apesar de extremamente cansativo, é o ideal para se fazer uma limpa nos objetos que possui, descartando tudo que é desnecessário.
A partir de uma triagem, é possível refletir sobre a real necessidade de algumas coisas na rotina da sua casa, promovendo uma reflexão sobre o que é útil ou não dentro do novo imóvel.
Índice:
TogglePlanejamento é a chave!
Planejar os passos é de extrema importância para ter controle de todo o processo. É preciso organizar algumas etapas para tornar a fase de preparação mais organizada o possível.
- Junte caixas de papelão: reúna o máximo de caixas possíveis, de diferentes tamanhos. Ao escrever frágil nas caixas com objetos delicados corre-se menos risco de que eles se quebrem no meio do trajeto.
- Faça uma lista dos afazeres: uma lista vai ajudar na hora de começar a organizar. Tanto definir as etapas quanto listar para qual ambiente da nova casa é destinado cada objeto é essencial para que nada se perca na mudança.
- Separe jornais e plástico-bolha: os jornais são excelentes para embalar objetos mais delicados e vão ajudar para que nada seja quebrado durante a mudança, assim como o plástico-bolha que também é ótimo para embalar peças finas e delicadas.
- Faça uma triagem dos objetos: não tenha pena de descartar materiais, roupas e tudo que não servir mais.
- Prepare as caixas: sempre identifique as caixas com etiquetas, para facilitar na hora de desembalar os itens. Não esqueça de usar fitas adequadas para o fechamento das mesmas, impedindo que acidentes aconteçam.
Ao desempacotar seus objetos é válido lembrar que organização também é muito importante para que não se percam na bagunça e as caixas não fiquem encostadas e a mudança nunca se concretize de fato.
- Com as caixas devidamente identificadas o ideal é deixar cada uma em seu cômodo específico, isso facilita a organização e não deixa que nenhum objeto se perca.
- É recomendado começar a organização pelo banheiro, pois se trata de um cômodo que será utilizado com maior urgência.
- Tente começar a desembalar as caixas com objetos frágeis, diminuindo o risco de quebrar algum item.
- Talvez não seja possível acabar toda a mudança de um dia, então opte por priorizar itens principais como pratos, talheres, copos e panelas, utilizados no dia a dia.
- Seguir a ordem do maior para o menor é uma ótima forma de otimizar o tempo.
Caso nenhuma das dicas ajude durante o processo, talvez seja a hora de pensar em ajuda profissional. Existem diversas empresas que oferecem serviço especializado e realizarão a mudança com todo o planejamento, organização e limpeza, garantindo a rapidez do processo.
Para isso, é preciso uma pesquisa que apresente referências e valores, para evitar problemas futuros.
Mas lembre-se! Com paciência e boa vontade é possível organizar uma força tarefa e tornar essa missão menos complicada e árdua. Com ações simples e organização a mudança pode se tornar menos cansativa.
Abrace o processo com uma mudança de vida e aproveite essa nova fase!