Logo-administramos

Como escolher um inquilino

Administração de Imóveis, Imóveis, Imóveis: aluguel

 

Os proprietários de imóveis devem sempre prestar atenção à escolha dos seus inquilinos. Apesar de um imóvel vazio ocasionar prejuízos, um locatário problemático pode, igualmente, ocasionar diversos problemas. Sendo assim, é fundamental que o locador escolha minuciosamente uma boa pessoa para morar em seu imóvel pelos próximos meses.

Em um cenário ideal, a pessoa deseja alugar seu imóvel, deve procurar uma imobiliária e/ou um corretor de imóveis devidamente habilitado para fazer a intermediação, entretanto, não sendo possível, algumas orientações podem ao menos deixar a locação mais segura. Confira:

 

Solicite os documentos de identificação como RG e CPF e um comprovante de renda. Além destes documentos, uma ficha cadastral deve solicitada (com maior número de informações possíveis) e, se possível, peça um segundo documento de identificação como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe (OAB, CRM, CRP., entre outros), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, passaporte e carteiras expedidas por órgão público que por Lei Federal valham como identidade. Quanto maior o número de documentos, menor a possibilidade de que eles sejam falsos.

  • Consulte os órgãos de proteção ao crédito (spc/serasa) e protestos

Para garantir uma locação segura, não deixe de analisar o histórico de crédito dos futuros inquilinos. Evite pessoas negativadas e que possuem um histórico ruim. Porém, existem restrições que podem ser toleradas, como em casos em que o negativado não tem o conhecimento da dívida. Caso o candidato a locação se dispor a regularizar a situação antes de alugar, é válido reconsiderar, pois mostra uma boa vontade de resolver as pendências.

A consulta a estes órgãos pode ser feita de várias maneiras e uma delas é por meio de empresas relacionadas ao comércio e que possuem acesso ao sistema CDL e SPC Brasil.

  • Analise a renda

A análise da renda é usada para estipular um limite mínimo de renda para ser o locatário do imóvel. O futuro inquilino não poderá comprometer mais do que 33% da renda familiar, ou seja, a pessoa que for alugar o imóvel deverá auferir a renda maior ou igual a 03 (três) vezes o valor do aluguel. Sendo assim, é possível evitar possíveis atrasos e até mesmo falta de pagamento de aluguéis mensais.

A renda é um aspecto primordial para locação, pois é a partir dela que os locatários irão honrar os compromissos da locação. Exija comprovantes de renda como contracheques, carteira de trabalho que apresente o valor do salário e histórico de contratações, assim como, extratos bancários de períodos anteriores.

  • Solicite a apresentação de certidões judiciais – cíveis e criminais.

É importante solicitar as certidões judiciais cíveis e criminais durante a análise dos locatários. Esta medida possibilita saber se os pretendentes à locação possuem algum processo em andamento ou finalizado. Também procure saber se o inquilino já foi despejado, se não possui processo por crimes, drogas e outros ilícitos.

  • Converse com o candidato

Convide o futuro locatário para conhecer o imóvel com você, faça algumas perguntas para conhecê-lo melhor. Há certas qualidades que você deve procurar que geralmente indicam bons inquilinos, assim como, sinais de que um candidato pode causar problemas  durante a locação. Procure referências pessoais do candidato como, últimos imóveis em que residiu e contatos de proprietários-locadores anteriores.

  • Peça uma garantia locatícia

Caução; fiança; seguro fiança locatícia; cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento são, normalmente, as garantias mais usadas em um contrato de locação.

Por outro lado, existe ainda a possibilidade do contrato de locação, por vontade das partes, não possuir previsão de nenhuma garantia.

Cabe ao proprietário ou ao administrador do imóvel selecionar adequadamente cada inquilino em potencial e assegurar-se de evitar passar pelo exaustivo e desgastante processo judicial de despejo.

Desta forma, use da boa e sincera conversa com a pessoa interessada, esteja munido de dados e informações concretas prestadas na análise de crédito e elementos fornecidos pela pessoa interessada na locação do imóvel e confie no seu poder de decisão!

 

Na ADMINISTRAMOS auxiliamos com a análise cadastral, a contratação da garantia, a elaboração do contrato de locação, a realização da vistoria, a coleta da assinatura do contrato e a entrega das chaves.

 

Leia também...